Ensino Médio

O ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO BATISTA MINEIRO PROPORCIONA AOS ALUNOS O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MÚLTIPLAS E NECESSÁRIAS PARA O PROSSEGUIMENTO NOS ESTUDOS E FUTURO INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO.

As aulas, os projetos e as atividades desenvolvidas auxiliam os alunos na construção de habilidades pessoais e acadêmicas que favorecem a formação de uma base acadêmica segura para a realização do Enem e dos processos seletivos de entrada no ensino superior.

A partir da 1ª série do Ensino Médio as aulas têm carga horária diferenciada, visando maior aprofundamento conceitual e vivências de atividades como aulões, projetos temáticos e constante contato e simulação de estratégias de avaliação diferenciadas.

A 3ª Série é uma proposta que articula os conhecimentos construídos nas séries anteriores. Contribui e maximiza a aprendizagem por meio de simulados para o Enem, cursos de aprofundamento, plantões e organização curricular por área de opção nos principais vestibulares como UFMG, UFU e UFSJ.

SÉRIES E IDADES

• 1ª Série: 15 anos
  • 2ª Série: 16 anos
  • 3ª Série: 17 anos

• Robótica: uma ferramenta a serviço da educação

O ambiente escolar vem passando por modificações significativas nas últimas décadas, visando proporcionar ao estudante ferramentas que o auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Como afirma o autor Seymour Papert no livro “A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática”, quando o estudante constrói algo concreto, sua aprendizagem é facilitada e aprimorada, seja pela produção de uma maquete ou pela programação em um computador. Ele é um dos precursores da ideia de que o meio pode ajudar o indivíduo a construir saberes, principalmente por meio de recursos tecnológicos. Continue Lendo Robótica: uma ferramenta a serviço da educação em Blog Educação de Verdade.

• A importância da educação bilíngue no século 21

Na atualidade, como grande parte da população mundial fala mais de um idioma, o bilinguismo passou a ter lugar de destaque na educação. E, pelo fato de a língua inglesa ter se tornado a língua franca desse mundo globalizado e ser fundamental na instrução e inclusão sociocultural, digital e até econômica dos cidadãos, torna-se papel da escola preparar o estudante para viver e conviver em qualquer parte do planeta. Diante disso, nossa escola tem fomentado a educação bilíngue com o intuito de auxiliar o estudante a desenvolver as habilidades sociais, linguísticas e cognitivas requisitadas pela sociedade do século 21. Continue Lendo A importância da educação bilíngue no século 21 em Blog Educação de Verdade.

• Educação socioemocional: plano pedagógico do Colégio Batista está fundamentado em valores éticos e morais

Reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, saber relacionar-se, desenvolver criatividade, atuar com autoconfiança, buscar ser um cidadão do bem. Essas são algumas habilidades essenciais para o profissional que almeja destacar-se nesse mundo marcado por mudanças constantes. Nesse sentido, mais do que ser excelente em disciplinas como português e matemática, é essencial compreender e administrar as próprias emoções e ações. Pensando nisso, há quase duas décadas o Colégio Batista Mineiro investe na formação socioemocional dos estudantes. Continue Lendo Educação socioemocional: plano pedagógico do Colégio Batista está fundamentado em valores éticos e morais em Blog Educação de Verdade.

• O desafio de equilibrar autoridade e autonomia na educação dos filhos

Ter autoridade sem ser autoritário. Esse é um dos grandes desafios enfrentados pelos pais no processo de formação dos filhos. Afinal, nas situações cotidianas, como um pedido infantil inapropriado, uma decisão inevitavelmente precisa ser tomada: ceder ou negar. A questão, contudo, é de que forma essa escolha é transmitida, o motivo por trás dela e os seus efeitos na vida dos filhos. Antes de tudo, é importante entender que, diferentemente de autoritarismo, que é impor uma vontade nossa sobre o outro, a autoridade pode ser exercida com base em três vieses. Continue Lendo O desafio de equilibrar autoridade e autonomia na educação dos filhos em Blog Educação de Verdade.

Matrículas Abertas