Ensino Médio

O ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO BATISTA MINEIRO PROPORCIONA AOS ALUNOS O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MÚLTIPLAS E NECESSÁRIAS PARA O PROSSEGUIMENTO NOS ESTUDOS E FUTURO INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO.

As aulas, os projetos e as atividades desenvolvidas auxiliam os alunos na construção de habilidades pessoais e acadêmicas que favorecem a formação de uma base acadêmica segura para a realização do Enem e dos processos seletivos de entrada no ensino superior.

A partir da 1ª série do Ensino Médio as aulas têm carga horária diferenciada, visando maior aprofundamento conceitual e vivências de atividades como aulões, projetos temáticos e constante contato e simulação de estratégias de avaliação diferenciadas.

A 3ª Série é uma proposta que articula os conhecimentos construídos nas séries anteriores. Contribui e maximiza a aprendizagem por meio de simulados para o Enem, cursos de aprofundamento, plantões e organização curricular por área de opção nos principais vestibulares como UFMG, UFU e UFSJ.

SÉRIES E IDADES

• 1ª Série: 15 anos
  • 2ª Série: 16 anos
  • 3ª Série: 17 anos

• #emcasa: como ajudar seu filho a escolher a profissão

Uma das maiores decisões que tomamos na vida é quando temos que escolher profissão. Há quem tenha bastante facilidade para definir qual área irá seguir. Muitos chegam à 3ª série do Ensino Médio já com essa questão bem resolvida. Porém, grande parte dos adolescentes é assombrada pela ideia de ter que fazer cedo demais essa escolha tão importante. Dúvida, angústia, ansiedade, insegurança… Muitos sentimentos tendem a tomar conta da cabeça dos jovens nesse momento. Continue Lendo #emcasa: como ajudar seu filho a escolher a profissão em Blog Educação de Verdade.

• Construindo repertório para a redação do Enem

Desde a sua criação, em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do aluno ao término da educação básica. Por meio de cruzamentos de dados, o Ministério da Educação (MEC) usa os resultados para elaborar políticas públicas para a educação no país. Por isso, o exame avalia as competências de leitura e de escrita do estudante. A redação é uma parte muito importante da prova do Enem. Ela vale mil pontos e revela a capacidade do candidato de compreender, analisar e avaliar questões sociais, culturais, científicas e/ou políticas. Continue Lendo Construindo repertório para a redação do Enem em Blog Educação de Verdade.

• Robótica: uma ferramenta a serviço da educação

O ambiente escolar vem passando por modificações significativas nas últimas décadas, visando proporcionar ao estudante ferramentas que o auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Como afirma o autor Seymour Papert no livro “A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática”, quando o estudante constrói algo concreto, sua aprendizagem é facilitada e aprimorada, seja pela produção de uma maquete ou pela programação em um computador. Ele é um dos precursores da ideia de que o meio pode ajudar o indivíduo a construir saberes, principalmente por meio de recursos tecnológicos. Continue Lendo Robótica: uma ferramenta a serviço da educação em Blog Educação de Verdade.

• A importância da educação bilíngue no século 21

Na atualidade, como grande parte da população mundial fala mais de um idioma, o bilinguismo passou a ter lugar de destaque na educação. E, pelo fato de a língua inglesa ter se tornado a língua franca desse mundo globalizado e ser fundamental na instrução e inclusão sociocultural, digital e até econômica dos cidadãos, torna-se papel da escola preparar o estudante para viver e conviver em qualquer parte do planeta. Diante disso, nossa escola tem fomentado a educação bilíngue com o intuito de auxiliar o estudante a desenvolver as habilidades sociais, linguísticas e cognitivas requisitadas pela sociedade do século 21. Continue Lendo A importância da educação bilíngue no século 21 em Blog Educação de Verdade.

Matrículas Abertas