novo-ensino-medio-cbm
banner-novo-em-cbm-mobile

O NOVO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio no Brasil está passando por mudanças. A Lei 13.415/2017 alterou a legislação educacional preconizando mudança e revisão do atual modelo curricular das escolas.

Diferente do que é hoje, a partir da 1ª série do Ensino Médio, os estudantes poderão escolher parte dos conhecimentos que irão se aprofundar. As aprendizagens estarão mais sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos discentes e também com os desafios da sociedade contemporânea.

QUERO AGENDAR UMA VISITA FALAR COM NOSSA EQUIPE EFETUAR PRÉ-MATRÍCULA

VANTAGENS DO NOVO ENSINO MÉDIO

• Favorecer o protagonismo dos estudantes na escolha da trajetória a seguir num currículo de Ensino Médio flexível e diversificado.
  • Desenvolver habilidades para projetar o próprio futuro.
  • Aprofundar os estudos na(s) área(s) de conhecimento que possuem maior interesse, além de cursar uma Formação Geral Comum.
  • Construir maior base para decidir sobre o curso superior e o futuro profissional.
  • Cursar o currículo do Ensino Médio com até 20% da carga horária no formato EAD.
  • Estudar em turmas e com colegas diferentes no mesmo ano.

O atual e o novo Ensino Médio

No atual Ensino Médio a grade curricular é composta por 13 componentes curriculares obrigatórios (disciplinas). A carga horária é de 800 horas para cada série e pouca flexibilidade na organização curricular.

Já no Novo Ensino Médio, os componentes curriculares são reunidos em quatro grandes áreas do conhecimento que apresentam um conjunto de competências e habilidades que os estudantes devem adquirir ao longo dos três anos do Ensino Médio. A carga horária é de 1800 horas de formação geral básica, conforme as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Além disso, nessa nova proposta foram destinadas 1200 horas para itinerários formativos, que são percursos formativos flexíveis a ser escolhido pelo próprio estudante, permitindo um currículo flexível e construção do projeto de vida dos discentes.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Os Itinerários Formativos são percursos que aprofundam e ampliam aprendizagens em uma determinada área do conhecimento e sua aplicação em contextos diversos.

São cinco caminhos possíveis em que o estudante poderá se aprofundar de acordo com seus “interesses”. O estudante poderá escolher uma das quatro Áreas do Conhecimento ou a Formação Técnica e Profissional. As opções de Itinerários Formativos são oferecidas a critério da escola, segundo as características da sua localidade e comunidade.

Estudante do Batista tem projeto de vida e visão de futuro.

FALAR COM NOSSA EQUIPE