Perguntas Frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES

Nesta página estão as perguntas mais frequentes separadas por grupo de interesse para que as famílias contratantes tenham clareza do que está sendo feito pela escola no período de aulas remotas..
Para mais informações entre em contato por meio dos canais de atendimento:

1Existe previsão de retorno das aulas presenciais?
O retorno às aulas presenciais é uma decisão que depende das orientações e diretrizes dos órgãos governamentais. Assim, tão logo ocorram as deliberações oficiais necessárias para que seja alterado o modelo de atividades escolares atual, a instituição se posicionará junto à comunidade escolar.
2Como será o retorno das aulas presenciais?
A escola organizou um comitê específico para atuar de forma dedicada na construção do protocolo de retorno às aulas presencias, que será divulgado no momento adequado. O comitê de retorno às aulas presenciais é composto por profissionais do Colégio Batista Mineiro (CBM) e contempla três grandes áreas: pedagógico, saúde e serviços de apoio. O Conselho Nacional de Secretários de Educação publicou as diretrizes para o protocolo de retorno às atividades presenciais. Com esse documento, as secretarias de educação estaduais e municipais podem gerar seus documentos normativos. No momento, aguardamos a publicação das orientações do Conselhos Estadual e do Conselho Municipal de Educação para fazermos a regulação e complementação dos protocolos de retorno propostos pelo CBM.
3Não sendo possível o retorno as aulas presenciais, como ficará a carga horária?
Neste momento é precipitado afirmar sobre a impossibilidade de retorno das aulas presenciais. No cenário atual, o Conselho Nacional de Educação orienta a validação de aulas remotas para o cumprimento da carga horária e currículo proposto para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
Para o segmento infantil, estamos mantendo também atividades remotas em relação àquilo que é possível. O Conselho Municipal de Educação ainda não se manifestou até o momento a respeito da validade da oferta de aulas remotas para as crianças matriculadas na Educação Infantil. Contudo, o Conselho Nacional de Educação recomendou a manutenção das atividades escolares, visando contribuir para orientação e continuidade dos estímulos ao desenvolvimento das crianças.
4A escola já preparou o calendário escolar levando em consideração a hipótese das aulas presenciais não retornarem neste ano?
Aguardamos a definição da data de retorno das aulas presenciais para reorganização e divulgação do novo calendário escolar contemplando as orientações do Conselho Estadual de Educação. O calendário letivo do Colégio Batista, divulgado no início do ano letivo, continua sendo referência para a organização das aulas. Assim, caso haja necessidade, serão efetuadas pequenas adaptações no calendário já divulgado, levando em consideração a possibilidade de extensão dos dias letivos.
5 A escola conseguirá concluir o ano letivo neste ano de 2020?
Nossa expectativa, diante do cenário atual, é concluir o ano letivo até o final de 2020.
Para tanto, se necessário, a escola usará as prerrogativas estabelecidas pela legislação e, assim, atuará para o cumprimento do ano letivo.
6Se perdurar a restrição do decreto municipal até o final do ano, como ficarão os contratos vigentes, uma vez que nos mesmos constam a realização de aulas presenciais?
Estamos vivendo um período de exceção, com restrições governamentais para toda a sociedade, com suspensão das atividades presenciais por deliberação governamental, e, desde o início da pandemia, permanecemos cumprindo o contrato de prestação de serviços com atividades pedagógicas não presenciais em consonância com a legislação em vigor.
7O aprendizado do estudante está comprometido. O que a escola pretende fazer?
Temos criado estratégias para atender aos estudantes e suas demandas em cada segmento de ensino. Um dos modelos implementados com essa finalidade foi a Oficina de Leitura para o 1º ano Ensino Fundamental e o plantão/chat para as demais séries. Os professores têm permanecido na plataforma Batista Online no tempo correspondente a seu contrato de trabalho para responder e atender as demandas apresentadas no chat.
No retorno das aulas presenciais, temos previsto a realização de avaliações diagnósticas para o reconhecimento das dificuldades dos estudantes. Dessa forma, iremos reorganizar o planejamento e propor estratégias de intervenção, conforme orientação do Conselho Nacional de Educação.
8É possível alfabetizar na aula online? Como garantir que o estudante não fique prejudicado?
No processo de alfabetização, existem preceitos fundamentais que devem ser observados e que demandam de estratégias fundamentadas. A escola vem oferecendo oficinas de leitura e escrita, que têm por princípio monitorar a evolução desse processo e oferecer estratégias em pequenos grupos para remir algumas dificuldades. Temos investido na pesquisa sobre esse tema e algumas estratégias que consideram o meio virtual têm se apresentado satisfatórias. Sabemos que cada estudante é único e que essa metodologia irá atender a alguns e demandará adaptações para outros. Mas essa é uma realidade percebida na sala de aula remota e também na sala de aula presencial. A coordenação permanece disponível para orientações específicas, caso necessário.
9O tempo das aulas online é adequado?
Temos considerado as variáveis que podem interferir no aprendizado do estudante como: tempo de exposição à tela, regularidade das estratégias, quantidade de informação e metodologia. Considerando essas variáveis, organizamos o planejamento de aulas remotas para utilizar o tempo de aula regular, visando não gerar sobrecarga com atividades de "Para Casa". Entendemos que, assim, cada estudante/família tem como gerenciar o tempo e as demandas diversas do momento. Temos acompanhado as demandas e, quando necessário, podemos usar novas estratégias para ajustar nossa proposta.
10Quais as ações que a escola tem feito para favorecer a aprendizagem no retorno?
No retorno às aulas presenciais, prevemos a aplicação de diagnósticos de verificação de aprendizagem para identificar possíveis lacunas no aprendizado e promover o realinhamento das estratégias de ensino e planejamento. Essa prática é realizada anualmente na escola para refinamento dos processos educacionais. Deve-se considerar também que a modalidade de atividades pedagógicas não presenciais proporciona aos estudantes uma postura de protagonismo e autogestão do aprendizado, que o permitirá construir uma atitude proativa à medida que a experiência for consolidada.
11Teremos opção de não retornar às aulas presenciais?
Até o momento, não estão definidas as diretrizes, mas estamos atentos e, tão logo estejam estabelecidas, a escola manterá a sua comunidade informada. O que sabemos é que as condições e critérios a serem adotados para o retorno às aulas presenciais dependem de normativas que regulam todas as decisões da escola e das famílias.
12É obrigado frequentar as aulas remotas?
Neste momento, o único regime de atividades escolares validado pelos órgãos oficiais do governo são as atividades pedagógicas não presenciais. A escola se organizou de forma a oferecer o ambiente virtual de aprendizagem na plataforma Microsoft Teams. Esse ambiente virtual foi denominado pela escola como Batista Online, no qual temos monitorado a realização das tarefas e o aprendizado dos estudante. Neste ambiente, os estudantes podem interagir com os professores, colegas de turma, acompanhar as aulas, realizar as tarefas e as avaliações. Com essas condições legais e de oferta de serviços educacionais, a participação se torna obrigatória, sendo o acompanhamento dos estudantes na “sala de aula virtual” uma responsabilidade da escola e dos pais ou responsáveis.
13A carga horária contratada será cumprida?
Conforme a orientação dos órgãos competentes, com a validação das aulas remotas e a reorganização do calendário escolar, a escola está trabalhando para o cumprimento da carga horária de acordo com a matriz curricular para os segmentos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Para a Educação Infantil, as aulas serão reorganizadas conforme a resolução do CEE/ MG 474/2020.
14Existe a possibilidade de cancelamento da matrícula nesse momento e rematrícula no início do próximo ano no mesmo período letivo?
Em termos legais, a criança a partir dos 4 anos de idade deve ter acesso à educação formal por meio do vínculo com uma escola de ensino regular. Ocorrendo o cancelamento do contrato com a escola, o retorno deverá ser na mesma série interrompida e estará condicionado a variáveis como a existência de vaga, processo seletivo e apresentação dos documentos necessários. Quando o estudante for de outra escola, deve constar a declaração de transferência da escola de origem, comprovando que o mesmo esteve matriculado na instituição.
15Como se dará a completude da carga horária do MEC?
O MEC homologou o parecer n.º 05/2020 do Conselho Nacional de Educação com diretrizes para a educação básica, resguardando a autonomia dos conselhos estaduais e municipais de educação, que regulamentam o Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, dentro de suas áreas de abrangência. Logo que as aulas presenciais forem permitidas, a escola fará ajustes ao calendário escolar para atender a legislação.
16Diante das últimas avaliações, a escola entende que as crianças estão com defasagem de aprendizado?
O aprendizado tem sido acompanhado pelos professores nas atividades pedagógicas não presenciais (aulas remotas) e com as atividades avaliativas. No momento do retorno às aulas presenciais, utilizaremos de uma atividade diagnóstica para verificação da aprendizagem e possíveis necessidades de intervenções.
17Os especialistas falam sobre os perigos do uso da internet por muito tempo. Qual o impacto das aulas online para a saúde das crianças?
A exposição à tela durante as aulas não excede ao tempo recomendado, pois as aulas são compostas de atividades virtuais somadas às atividades a serem desenvolvidas nos cadernos, livros e demais materiais físicos. Orientamos sobre a importância da família acompanhar o período em que a criança utiliza o computador, monitorando o acesso à internet nos momentos em que não estão em aula. Na plataforma Microsoft Teams, o acesso ao Batista Online é seguro, pois é um ambiente restrito à utilização para fins de aprendizagem escolar.