O Ensino Médio no Brasil está passando por mudanças.
A Lei 13.415/2017 alterou a legislação educacional preconizando mudança e revisão do atual modelo curricular das escolas.
Diferente do que é hoje, a partir da 1a série, os estudantes poderão escolher parte dos conhecimentos que irão se aprofundar.
PARTICIPAÇÃO ATIVA
As aprendizagens estarão mais sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e também com os desafios da sociedade contemporânea.
CONEXÃO COM A REALIDADE
São cinco caminhos possíveis em que o estudante poderá se aprofundar de acordo com seus “interesses”.
O estudante poderá escolher uma das quatro Áreas do Conhecimento ou a Formação Técnica e Profissional.
As opções de Itinerários Formativos são oferecidas a critério da escola, de acordo com as características da sua localidade e comunidade.
ÁREA DO CONHECIMENTO
Itinerários Formativos
Itinerários são percursos que aprofundam e ampliam aprendizagens em uma determinada área do conhecimento e sua aplicação em contextos diversos.
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL
INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Investigação da realidade por meio da realização de práticas e produções científicas.
Conhecimentos: conceitos fundantes das ciências.
Habilidades: pensar e fazer científico.
Capacidade: compreender e resolver situações cotidianas para promover desenvolvimento local e melhoria da qualidade da vida da comunidade.
PROCESSOS CRIATIVOS
Idealização e execução de projetos criativos.
Conhecimentos: arte, cultura, mídia, ciências e suas aplicações.
Habilidades: pensar e fazer criativo.
Capacidade: expressar-se criativamente e/ou construir soluções inovadoras para problemas da sociedade e do mundo do trabalho.
MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIOCULTURAL
Envolvimento na vida pública via projetos de mobilização e intervenção sociocultural e ambiental.
Conhecimentos: questões que afetam a vida dos seres humanos e do planeta.
Habilidades: convivência e atuação sociocultural e ambiental.
Capacidade: mediar conflitos e propor soluções para problemas da comunidade.
EMPREENDEDORISMO
Criação de empreendimentos pessoais ou produtivos articulados ao projeto de vida.
• Favorecer o protagonismo dos estudantes na escolha da trajetória a seguir num currículo de Ensino Médio flexível e diversificado.
• Desenvolver habilidades para projetar o próprio futuro.
• Aprofundar os estudos na(s) área(s) de conhecimento que possuem maior interesse, além de cursar uma Formação Geral Comum.
• Construir maior base para decidir sobre o curso superior e o futuro profissional.
• Cursar o currículo do Ensino Médio com até 20% da carga horária no formato EAD.
• Estudar em turmas e com colegas diferentes no mesmo ano.